#GUIAMICHELINPT #MICHELINSTAR25
A Gala de apresentação da nova seleção do Guia MICHELIN Portugal 2025 promete ser um tributo à excelência culinária da região do Porto e Norte de Portugal, um enclave reconhecido pela sua riqueza gastronómica e cultural. Este muito aguardado evento terá lugar no próximo dia 25 de fevereiro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde será dada a conhecer a nova seleção de restaurantes incluídos na seleção de 2025.
A seleção de chefs que irão cozinhar na Gala do Guia MICHELIN Portugal 2025 foi dada a conhecer numa conferência de imprensa realizada em Bragança, um emblemático recanto de Trás-os-Montes, que combina história, tradição e gastronomia. Com a sua cidadela medieval, e uma oferta culinária que se destaca pelos enchidos artesanais, pelos pratos de caça e pelos vinhos que capturam a essência do território, Bragança é um símbolo da riqueza cultural e culinária da região.
Nove chefs de renome serão os responsáveis por deleitar os presentes com um menu que combinará tradição e inovação culinária. A encabeçar a equipa estarão os chefs Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova), Ricardo Costa (The Yeatman) e Vítor Matos (Antiqvvm), que atuarão enquanto coordenadores do evento. Os membros da equipa serão:
- Rui Paula – Casa de Chá da Boa Nova (duas Estrelas MICHELIN)
- Ricardo Costa – The Yeatman (duas Estrelas MICHELIN)
- Vítor Matos – Antiqvvm (duas Estrelas MICHELIN)
- António Loureiro – A Cozinha (uma Estrela MICHELIN)
- Vasco Coelho Santos – Euskalduna Studio (uma Estrela MICHELIN)
- Óscar Geadas – G Pousada (uma Estrela MICHELIN)
- Julien Montbabut – Le Monument (uma Estrela MICHELIN)
- Pedro Lemos – Pedro Lemos (uma Estrela MICHELIN)
- Arnaldo Azevedo – Vila Foz (uma Estrela MICHELIN)
A equipa reflete a diversidade e a criatividade da gastronomia portuguesa, realçando o valor dos produtos locais através de técnicas inovadoras, e de narrativas culinárias que ligam tradição e vanguarda. As suas propostas destacam-se pela capacidade para reinterpretar ingredientes autóctones, logrando cativar os sentidos e evocar o rico património cultural do país. Cada prato será uma experiência única, que celebra tanto as raízes como as novas perspetivas que definem a cozinha portuguesa atual.
Com mais de 23 anos de experiência em televisão, Marta Leite Castro estará encarregue de apresentar a Gala. Além do seu trabalho enquanto moderadora e apresentadora em eventos corporativos, a sua carreira inclui a condução de programas como Network Negócios e Marcas com História, e, atualmente, apresenta o programa «Pitch», da CNN Portugal. Marta trará o seu carisma e o seu profissionalismo a uma noite que celebrará o melhor da cozinha portuguesa.
A passadeira vermelha da Gala contará com a presença de Juliana Penteado, reconhecida chef pasteleira, e jurada do Masterchef Portugal, que estará encarregada de receber os convidados. Com a sua paixão pela gastronomia, Juliana adicionara um toque único a este evento tão especial. Proprietária da bem-sucedida Juliana Penteado Pastry, em Lisboa, combina técnicas clássicas francesas com ingredientes locais e sazonais, sendo uma embaixadora da riqueza cultural portuguesa. A sua abordagem inovadora e o seu compromisso com a excelência tornaram-na numa referência, tanto na pastelaria contemporânea, como no panorama gastronómico internacional.
Expresso Transatlântico, terá a tarefa de animar a Gala MICHELIN Portugal 2025. Composto por Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos, o grupo tece uma ponte sonora entre a tradição portuguesa e as influências globais, com a guitarra portuguesa enquanto eixo central das suas composições. A sua música tem ressoado em prestigiados palcos, como o WOMEX 2022, o Primavera Sound, ou o Colors Of Ostrava, levando os sons de Portugal al o mundo. A sua participação na Gala promete adicionar um toque evocativo e autêntico a uma noite dedicada à celebração da criatividade e da excelência.
O debate da Gala: “Gastronomia e Vinho”
O Guia MICHELIN estende as suas atividades, e a sua influência, para além das suas distinções culinárias. Nesta ocasião, e aproveitando o impacto mediático da Cerimónia do Guia MICHELIN Portugal 2025, e da região em que a mesma é levada a cabo, o guia explorará a sinergia entre a gastronomia e o vinho enquanto pilares da cultura portuguesa.
Na sua segunda edição, e como antecâmara da Gala, a 18 de fevereiro, e subordinada ao tema “Gastronomia e Vinho”, o debate terá lugar no Theatro Circo de Braga. Este encontro será moderado pelo jornalista e apresentador de televisão Luís Castro, e reunirá especialistas do sector como:
- Pedro Lemos – Chef do Restaurante Pedro Lemos (uma Estrela MICHELIN) e do Bomfim 1896 with Pedro Lemos (restaurante recomendado)
- Dirk Niepoort – Produtor de Vinho, Niepoort Vinhos
- Luis Sottomayor – Enólogo, Sogrape
- Elisabete Fernandes – Sommelière, Diretora de Vinhos do The Yeatman (duas Estrelas MICHELIN)
- Lídia Monteiro – Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal
- Manuel Carvalho – Jornalista, Redator Principal do diário Público, comentador, escritor, e, segundo o próprio, apaixonado pelo Douro e pela memória do Vinho do Porto
- Luis Gutiérrez – Crítico de vinhos Robert Parker Wine Advocate para Espanha, Portugal e a região do Jura, em França
- Marcos Lagoa – Enófilo
O debate estará aberto ao público no dia 18 de fevereiro, e, pela primeira vez, será gravado e emitido em diferido no programa da RTP2 “Sociedade Civil”. Estará, igualmente, disponível no canal de Youtube do Guia MICHELIN.
Campanha de comunicação: “Gala do Guia MICHELIN 2025 numa região estrela da gastronomia portuguesa”
A Michelin criou um plano de comunicação integral subordinado ao lema “Gala do Guia MICHELIN 2025 numa região estrela da gastronomia portuguesa”. Este plano procura não só destacar a excelência culinária dos chefs e restaurantes premiados, como, também, promover a região do Porto e Norte de Portugal enquanto destino gastronómico de referência. Neste âmbito, realizar-se-ão campanhas multimédia com conteúdos audiovisuais, que destacarão as paisagens e tradições locais, e serão estabelecidas colaborações estratégicas com entidades como o Turismo Portugal, o Turismo do Porto e Norte, e produtores locais, para potenciar a visibilidade da região.
A campanha incluirá atividades digitais concebidas para envolver os chefs, as personalidades e o público em geral. Entre elas, destaca-se um desafio nas redes sociais, em que os chefs selecionam um producto típico da região, explicando que prato criariam com ele, e nomeiam outros chefs para dar continuidade à cadeia. Além disso, será lançado um desafio no Facebook que permitirá aos participantes ganhar entradas duplas para a Gala, e experiências gastronómicas em restaurantes recomendados pelo Guia MICHELIN Portugal 2025.
Entre as ativações de promoção da região, destaca-se a “Rueda Dorada”, uma rota para viagens de moto, homologada pela Real Federación Motociclista Española, que combina turismo e gastronomia através das paisagens mais emblemáticas do Norte de Portugal. Os protagonistas destas rotas serão pessoas apaixonadas pelo mundo das motos, que virão de Espanha para descobrir a região do Norte de Portugal. As rotas terão ativações audiovisuais, e uma importante repercussão nas redes sociais do Guia MICHELIN, e nas da comunidade motociclista.
Por último, um plano de meios misto, que integra ações digitais e tradicionais, reforçará a visibilidade da região com conteúdo audiovisual que destacará o seu vínculo com a rica tradição culinária, consolidando-a como uma fonte de inspiração para a gastronomia.
A Gala do Guia MICHELIN Portugal 2025 não só celebrará a excelência gastronómica da região do Porto e Norte de Portugal, como também constituirá uma oportunidade única para projetar a riqueza cultural e culinária da região a nível internacional. Dos sabores tradicionais reinterpretados por chefs de renome, às vibrantes notas da música, a Gala promete ser um reflexo da identidade única desta região.
Com o apoio do TURISMO DE PORTUGAL e do TURISMO DO PORTO E NORTE, a Gala do Guia MICHELIN Portugal 2025 constituirá montra de excelência gastronómica, sublinhando a relevância da região do Porto e Norte enquanto destino imprescindível para os amantes da boa mesa. A Michelin agradece, igualmente, a colaboração essencial dos parceiros MAKRO, DELTA, BALFEGO, SAN MIGUEL, ROYAL BLISS, BLANCPAIN, ALARDO, THE FORK, que tornam possível esta experiência única.